domingo, 5 de dezembro de 2010

Estudo da Psicanálise - 23/09/2010

Dando continuidade à Psicanálise, o nosso grupo concluiu a apresentação sobre esta corrente da Psicologia. Freud desenvolveu o “estudo sistemático do inconsciente”, no qual enxergava o inconsciente como parte da personalidade da pessoa que precisava ser estudada. Dessa forma, Freud estava apresentando a sua primeira teoria sobre a estrutura do aparelho psíquico (modelo topográfico). Essa teoria envolve a existência de três sistemas: inconsciente, pré-consciente e consciente. O inconsciente engloba os conteúdos reprimidos (idéias insuportáveis e dolorosas) pelo indivíduo, pela ação de censuras internas. Estes conteúdos poderiam já ter sido conscientes, e em outro momento, foram reprimidos, ou então, sempre foram inconsciente. O pré-consciente agrupa os conteúdos que a consciência pode ter acesso. E por último está o consciente, sistema que colhe as informações do mundo interior e do mundo exterior, destacando-se os fenômenos da percepção, da atenção e do raciocínio.

Anos depois, Sigmund Freud elaborou sua segunda teoria sobre a estrutura e funcionamento da personalidade, no qual ele introduziu os conceitos de id, ego e superego. O id é onde se localizam as pulsões de vida e de morte. Suas características se assemelham as do inconsciente. É dirigido pelo princípio do prazer. O ego é uma espécie de ponto de equilíbrio entre as exigências do id, as exigências da realidade e as ordens do superego. Busca a satisfação levando em conta as condições objetivas da realidade. São funções do ego: percepção, memória, sentimentos e pensamento. Já o superego surge a partir da internalização das proibições, dos limites e da autoridade, ou seja, das exigências sócio-culturais. A moral, os ideais são funções do superego. O superego pode desenvolver o sentimento de culpa. Cotidianamente, isto acontece quando um indivíduo deseja fazer alguma coisa considerada má por uma autoridade (pais, por exemplo), mas por medo de perder a “consideração” desta autoridade, evita fazer/desejar essa coisa má. Os dois modelos se encaixam, como é possível perceber na figura do iceberg.

Também foi explicado em sala que a teoria psicanalista acredita que a estrutura e funcionamento básicos são formados durante os 5 ou 6 primeiros anos de vida. Muito do que somos como adultos é determinado pelas experiências na infância. Dessa forma, Freud elaborou o processo de desenvolvimento psicossexual, que possui as seguintes fases: oral (no primeiro ano de vida, o prazer está concentrado na boca), anal (nos segundo e terceiro anos, a zona de erotização é o ânus), fálica (do terceiro até o quinto ano, os órgãos sexuais tornam-se mais importantes). Em seguida, surge o período de latência, caracterizado por uma diminuição das atividades sexuais. Nesta fase, a criança passa a brincar com crianças do mesmo sexo. Com o início da puberdade, desenvolve a última fase, a genital. O jovem busca relacionamentos que envolvem gratificações mútuas, eliminando suas tendências egoístas de prazer. O outro passa a ser o objeto de desejo. Todas essas etapas podem não acontecer de forma clara e definida, o que pode gerar problemas na fase adulta. Na fase fálica, ocorre o evento mais importante durante os cinco primeiros anos de vida. É o chamado Complexo de Édipo. Em torno dele, ocorre a estruturação da personalidade do indivíduo. No menino, esse fenômeno provoca o desejo dele em possuir a mãe e rivalizar com o pai, figura dominante e ameaçadora. Dessa forma, pra conquistar a mãe, o pai se torna seu modelo de comportamento. Porém, com o medo de castração desenvolvido pelo menino, ele “desiste” da mãe e passa a buscar mais identificação com o pai, incorporando seus valores e normas. Nesse momento, os sentimentos anteriores são reprimidos, mas essa repressão pode ou não vir a criar problemas no futuro. No Complexo de Édipo feminino, também conhecido como Complexo de Electra, a menina desenvolve uma inveja do pênis, ao notar a ausência deste órgão em seu corpo. Dessa forma, a garota acredita que a mãe seja a culpada pela sua “inadequabilidade física”, tratando-a com hostilidade e voltando-se ao pai para o amor. Freud dizia que o Complexo de Édipo nas meninas não tinha uma solução tão definida como nos meninos (medo de castração). Assim sendo, elas não desenvolvem um superego igualmente forte. Outro ponto importante da teoria da Psicanálise é dos mecanismos de defesa. Para Freud, a defesa é uma operação no qual o indivíduo exclui da consciência os conteúdos indesejáveis, de modo a proteger o aparelho psíquico. E o ego é o responsável por esse trabalho. Os principais mecanismos são: recalque, formação reativa, regressão, projeção e racionalização.


A charge, de maneira cômica, ilustra um Complexo de Édipo mal resolvido:


Depois de explanados pelo grupo os principais conceitos da Psicanálise, a professora nos pediu para interpretar um poema, cujo título era “O enterrado vivo”. Neste trabalho em grupo, pudemos associar o texto de Carlos Drummond de Andrade com alguns conceitos de Freud, como id, ego e superego.

Embora a Psicanálise sofra uma estereotipação em nosso meio, associando-a a um trabalho de consultório demorado e somente para pessoas ricas, constata-se há alguns anos a contribuição da corrente em várias áreas da saúde mental. Além disso, a Psicanálise também busca conhecimentos que possam ser úteis na explicação de alguns fenômenos sociais importantes, visando superar o mal-estar na civilização. O método psicanalítico utilizado para compreender o sintoma individual e social é o interpretativo. E a interpretação deve considerar com relevância o contexto histórico do indivíduo/sociedade.


A animação abaixo mostra, de maneira exagerada, o Complexo de Édipo. O garotinho, atraído pela mãe, passa ter ciúmes do pai e, dessa forma, desenvolve uma inveja dele. Assim, ele "se prepara" para enfrentar o pai.


Um comentário:

  1. complexo de edipo, para min e so oque os Deuses mandaram agente fazer eas opnioes de moralitas mau amados do passado induziram que e errado
    errado e viver na sombra destes moralitas mau amados e amar quem quizer

    ResponderExcluir