domingo, 5 de dezembro de 2010

O primeiro contato - 19/08/2010

No primeiro dia de aula, a ansiedade tomou conta dos alunos para conhecer a professora que nos guiará durante o semestre. Além disso, havia aquele desejo de ficar por dentro do que teríamos pela frente na disciplina de Psicologia Jurídica.

Logo no começo da aula, a professora Luciana apresentou-se à turma, relatando suas experiências de vida, tanto pessoais, como profissionais. Após isso, cada aluno do 2º período de Direito fez a sua apresentação à professora. Em seguida, foram formados grupos de 4 pessoas para participar de uma dinâmica. A dinâmica consistia em testar o poder de argumentação e persuasão dos alunos. Os alunos que tivessem o melhor êxito em cada grupo tornaram-se coordenadores de outros grupos, agora definitivos até o final do semestre, sorteados pela professora.

Em outro momento, a professora pediu para que cada aluno escolhesse 2 palavras que estavam no quadro, cujos sentidos remetessem rapidamente ao que eles pensam sobre Psicologia. Depois disso, os alunos explicaram os motivos das escolhas daquelas palavras. As palavras que escolhi foram: “entender” e “mistério”. A meu ver, a Psicologia tenta juntar as peças da nossa cabeça quebrada, ou seja, desvendar os mistérios que estão por trás dos nossos pensamentos, comportamentos, sonhos, etc.

Pra finalizar a aula, a professora Luciana explicou como serão os métodos de avaliação utilizados. Haverá uma avaliação escrita a respeito dos primeiros conteúdos estudados. Também teremos que apresentar os textos repassados (sorteio dos grupos), além de responder questionários relativos a eles. Já para iniciar o hábito, o primeiro texto (A Psicologia ou as psicologias e A evolução da Ciência Psicológica) foi pedido para lermos em casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário